Equipamento de referência terá pronto-socorro, ambulatórios e centro cirúrgico e beneficiará mais de 2 milhões de pessoas na zona norte
O prefeito Fernando Haddad lançou na tarde deste sábado (20) o edital para a contratação da empresa que executará as obras do Hospital da Brasilândia, equipamento que vai beneficiar os moradores da Subprefeitura da Freguesia do Ó-Brasilândia e todos os mais de 2 milhões de habitantes da zona norte da capital paulista. O processo é o último passo necessário para o início das obras, que deverá ocorrer em 2015. O equipamento será construído na Estrada do Sabão, 800.
“Nós havíamos nos comprometido a licitar três novos hospitais na cidade de São Paulo. O que está acontecendo hoje é que essa promessa está sendo concretizada”, afirmou o prefeito, citando os outros dois hospitais, o Santa Marina, no Jabaquara, que deve ser entregue no primeiro semestre de 2016, e o Hospital de Parelheiros, que já possui terreno, projeto executivo e recursos do Programa de Aceleração do Crescimento Mananciais. “Portanto, nós vamos honrar a promessa de abrir 1.000 novos leitos hospitalares na cidade de São Paulo. Tanto o hospital de Parelheiros quanto o Hospital da Brasilândia estão sendo prometidos há 25 anos. É uma dívida antiga que temos com a cidade e estamos saldando ela. Agora [o processo] é irreversível”, completou.
Também presente, o secretário municipal de Saúde, José de Fillipi Júnior, destacou a importância do novo equipamento para a cidade. “Esse hospital vai atender mais prioritariamente a população da Brasilândia e da região norte, mas vai ser mais um hospital da nossa rede municipal e, portanto, vai atender aos 11 milhões de paulistanos”, disse.
O novo hospital de referência será um dos mais completos da cidade, com pronto socorro 24 horas, maternidade, centro cirúrgico, salas de emergência e ambulatórios pediátricos e adultos. Ao todo serão 250 leitos (dos quais 40 de UTI) e 42 mil m2 de área construída. Entre as especialidades que serão ofertadas pelo equipamento estão as de pediatria, ginecologia, radiologia e ortopedista.
O lançamento do edital, feito no Centro Esportivo Freguesia do Ó, reuniu dezenas de moradores e lideranças comunitárias da região. “Esperamos por esse hospital há mais de 20 anos. Certamente será uma grande obra para o povo que mora aqui”, afirmou Leila de Oliveira, de 52 anos, moradora do bairro.
Hospital sustentável
O novo hospital terá mecanismos para o uso sustentável de recursos naturais, respeitando o meio ambiente. O equipamento prevê a reutilização de água para o tratamento de jardins e descargas, bem como a instalação de placas solares para a geração de água quente. Além disso, o projeto prevê aproveitamento máximo de luz e ventilação naturais para aumentar a economia de energia.
(Fonte: Prefeitura SP)