Fortaleza passa a contar com 55 novos táxis circulando pelas ruas a partir desta quinta-feira (26). Os taxistas foram vencedores de licitação que abre um total de 490 vagas. O objetivo, segundo a Prefeitura de Fortaleza, é que o município possa chegar ao índice de um táxi para cada 500 habitantes. O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, apresentou, na manhã desta quinta os primeiros táxis aprovados.
“Até o dia 15 de maio, progressivamente a cada dia, os táxis vão entrar nas ruas, na medida em que forem vistoriados. Até o dia 15 de maio, 481 devem estar vistoriados. Os nove táxis acessíveis têm até o dia 13 de junho para estarem circulando”, explicou o prefeito Roberto Cláudio. O prazo inicial era de que os 490 novos taxistas estivessem circulando durante a Copa do Mundo, em junho de 2014.
O presidente do Sindicato dos Motoristas de Táxi do Ceará (Sinditaxi), Vicente de Paula, informou sobre os ganhos para fortalezenses, advindos da nova frota. “São 490 novos táxis, atendendo uma demanda negativa. A população ganha com isso. Com novos carros, mais segurança, carros regulamentados e padronizados. É mais opção para a cidade”, afirmou.
Ao todo, foram 3.985 propostas na fase inicial de habilitação participando da licitação, dos quais 3.243 foram habilitados. Foram contabilizados 1.077 recursos só na primeira fase. Já na fase de julgamento das propostas técnicas, foram contabilizados 3.764 recursos. Ainda foram impetrados 71 mandatos de segurança.
Dividida em três categorias, as novas vagas são 451 do tipo convencionais, 30 especiais para aeroporto e nove para o serviço de táxi adaptado, conhecido como Sistema de Táxi Inclusivo (STI). Com os novos táxis, Fortaleza contará com 4.886 carros desse tipo em suas ruas.
(Fonte: G1)