O Museu do Riso, que a Prefeitura de Piracicaba (SP) planeja construir no Engenho Central, deverá custar entre R$ 800 mi e R$ 1 milhão, segundo a secretária de Ação Cultural, Rosângela Camolese. O projeto para abertura de licitação está em fase de finalização e o espaço, que será dedicado ao humor gráfico, deve ficar pronto até o final de 2016.
De acordo com a Prefeitura, o museu funcionará no armazém 14 A do Engenho e vai abrigar aproximadamente 400 obras, que fazem parte do acervo do Salão Internacional do Humor de Piracicaba, que chegou à 42ª edição neste ano.
O curador e diretor artístico Marcello Dantas assinou o projeto arquitetônico e de museografia do espaço. Ele também está por trás de lugares como Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, e Museu do Caribe, na Colômbia, entre outros.
O valor exato que será gasto com o Museu do Riso de Piracicaba ainda não está definido porque, segundo Rosângela Camolese, alguns detalhes ainda estão em análise para a abertura da licitação da obra.
“A execução do projeto, após o processo licitatório, não deverá demorar muito porque temos a grande vantagem de já possuir todo o acervo do Salão de Humor digitalizado”, disse ela.
Segundo a secretária, o museu será inédito no Brasil porque será o primeiro totalmente dedicado aos cartuns, às charges e a outras modalidades gráficas. O local, segundo a administração, terá também atrações interativas.
Fonte: G1