O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Prefeitura de Dom Eliseu assinaram, na semana passada, em Brasília, o convênio que prevê a elaboração de um estudo para viabilizar obras estruturais na BR-010 e na BR-222. As rodovias integram o município às regiões nordeste e sul do Pará. Além de absorver um fluxo intenso de veículos pesados, essas estradas concentram parte da área urbana de Dom Eliseu.
De acordo com o convênio, além do estudo de viabilidade técnica e econômica, será elaborado o projeto básico e executivo de engenharia e execução da primeira etapa das obras. Elas se referem à implantação, pavimentação, adequação de capacidade, segurança e também eliminação de pontos críticos na travessia urbana do município.A audiência foi articulada pelo ministro da Secretaria dos Portos, Helder Barbalho, que participou da assinatura do convênio junto com o diretor-geral do DNIT, Valter Casimiro, e o prefeito de Dom Eliseu, Joaquim Nogueira Neto. Segundo Casimiro, o estudo apontará as condições para intervenção na área, como a quantidade de faixas, a largura da pista, em função do tráfego, e os tipos de veículos que trafegam nas rodovias.
Em seguida, será elaborado o projeto de engenharia. Todas as etapas, incluindo a licitação para início da obra, estão previstas para serem concluídas em até um ano e meio. “É mais uma eliminação de um ponto crítico no Estado do Pará. Com a obra, a travessia urbana poderá ser feita de forma rápida e segura”, afirmou Valter Casimiro.
Melhorias
O prefeito Joaquim Neto comemorou a assinatura do convênio e ressaltou os benefícios que a obra trará ao município de Dom Eliseu. Segundo ele, além dos acidentes recorrentes na região, as marginais ao lado das BRs ainda são de poeira e terra. “A pavimentação e a organização da travessia vão gerar um impacto positivo muito grande na vida da população”, destacou.
A realização das obras no município de Dom Eliseu vem sendo cobrada pelo senador Jader Barbalho (PMDB-PA). O senador tem pedido empenho do Governo Federal para que a realização da obra seja atendida com urgência, considerando a necessidade da população do município. Em ofício datado do dia 9 de dezembro deste ano, o senador Jader Barbalho solicitou ao ministro chefe de governo da Presidência da República, Ricardo Berzoini, a garantia do Executivo para a liberação dos recursos da ordem de mais de R$ 4,5 milhões para a execução do projeto de recuperação das BRs.
O ofício reitera o documento de mesmo teor enviado a Berzoini no mês anterior, no qual Jader cobra a celebração do convênio e a garantia da verba para as obras em Dom Eliseu.(Diário do Pará)
(Fonte: Folha do Bico)