30 de Agosto de 2016
SÃO PAULO – A Petrobras e a petrolífera norueguesa Statoil assinaram nesta terça-feira um memorando de entendimentos em que se comprometem a avaliar novas oportunidades de parcerias para aprofundar a atuação conjunta. Segundo aviso ao mercado, o interesse é avançar em propostas para participação conjunta em futuras licitações na área de exploração, dando continuidade a uma parceria que ambas já têm no Brasil e no exterior.
A estatal petrolífera brasileira destaca que o memorando não tem cláusulas vinculantes, mas indica a intenção das companhias em trabalhar em conjunto por dois anos para viabilizar projetos. Os valores envolvidos no acordo vão depender das negociações feitas futuramente.
Hoje, Petrobras e Statoil são consorciadas em 13 blocos, em fase de exploração ou de produção, dos quais 10 são no Brasil e 3, no exterior.
Além da participação em licitações, o memorando também prevê um esforço conjunto das empresas para “potencializar competências técnicas”, de modo a elevar volumes de óleo recuperável em campos maduros nas bacias de Campos e Santos.
“A Statoil tem índices bastante elevados de recuperação de óleo em seus campos em produção, por exemplo, e nós teremos acesso a essa tecnologia por meio de um parceiro, com ganhos evidentes para os dois lados”, afirma, em nota, o presidente da Petrobras, Pedro Parente.
Na área de exploração de gás, prossegue o comunicado, as duas empresas pretendem fazer um diagnóstico do mercado, com o objetivo de otimizar o aproveitamento do produto, incluindo infraestrutura e monetização. Nesse caso, as empresas consideram investimentos conjuntos em projetos de escoamento e processamento, inclusive com novos parceiros.
Fonte: Valor Econômico