RHS Licitações

Com nova lei, licitações de prefeituras ficam com microempreendedores

Caravana da Simplificação foi realizada na manhã desta segunda-feira (29), na sede da OAB, em Presidente Prudente, com a presença do ministro Afif

 

A Caravana da Simplificação foi realizada na manhã desta segunda-feira (29), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Presidente Prudente. O evento foi liderado pelo ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos. Os objetivos foram apresentar as alterações contidas na Nova Lei do Simples Nacional e chamar a atenção das prefeituras para a importância das novas medidas para o setor, que entrarão em vigor em janeiro de 2015.

 

Segundo o ministro, 35% das microempresas estão em São Paulo. “A caravana está passando pelas cidades do interior para difundir as inovações, tais como a universalização da categoria, a regulamentação da substituição tributária e a criação do cadastro único para os pequenos negócios”, explicou.

 

“Temos de olhar para o andar de baixo da economia, que são as pequenas empresas. Elas são responsáveis por 52% dos empregos e 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do país”, salientou Afif.

 

De acordo com o ministro, “450 mil empresas serão beneficiadas com a Nova Lei do Simples a partir de 2015”. “Quem estava fora, agora tem a opção de entrar no Simples Nacional”, afirmou Afif.

 

O evento contou com a participação de lideranças locais, associações, entidades, profissionais liberais e o público em geral com interesse sobre o tema.

 

De acordo com o Eduardo Noronha Viana, gerente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Sebrae-SP), a “nova redação do Simples vai permitir o ingresso de mais de 140 atividades da área de serviços tributários focados nos pequenos negócios”. “É uma desburocratização para quem quer abrir ou fechar uma empresa”, afirmou o gerente.

 

Segundo o gerente do Sebrae-SP, até o dia 16 de agosto, existiam 18.700 profissionais liberais, 4.700 somente em Presidente Prudente. Conforme Viana, “a lei está sendo aprimorada e os profissionais liberais podem se beneficiar disso”.

 

Licitações

 

Uma das mudanças implementadas pela Lei do Simples é em relação às licitações com as prefeituras. “Com as novas adequações, as prefeituras são obrigadas a comprar com um microempresário em licitações de até R$ 80 mil”, explicou o gerente do Sebrae-SP. “Isso ajuda, porque o dinheiro fica na região, auxilia o comércio local”.

 

A prefeita de Euclides da Cunha Paulista, Camila Nicácio (PR), afirmou que o contato com as microempresas melhorou. “A mudança na questão das licitações foi boa, porque agora conseguimos fazer com que o microempreendedor amplie seu negócio”, justificou.

 

Segundo Camila, a Prefeitura firmou uma parceria com o Sebrae-SP no ano passado. “Agora, a Prefeitura tem contato direto com as microempresas, e tem o ponto positivo porque o dinheiro aplicado fica no município”, explicou a prefeita de Euclides da Cunha Paulista.

 

Conforme Ricardo Anderson Ribeiro, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente, “se buscou uma universalização para os microempresários”. “A lei agiliza bastante, agora, em apenas cinco dias, se trabalha na abertura e no fechamento de uma empresa”.

 

“É uma luta que vem desde 2007, para aprimorar a lei, que defende a pequena empresa. Ela veio para proteger as empresas”, pontuou Ribeiro.

 

Segundo o empresário contábil e microempreendedor Victor Veiga, “a principal mudança foi a redução da carga tributária”. “Agora o empresário tem mais tempo para focar no próprio negócio”, afirmou o empresário.

 

A única condição para entrar no Simples Nacional será o faturamento anual máximo de R$ 3,6 milhões, explicou o ministro Afif.

(Fonte: iFronteira)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

XAo utilizar este site, você concorda com o tratamento dos seus dados pessoais de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Entendemos e respeitamos a sua privacidade e estamos comprometidos em proteger as informações pessoais que você fornece. Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar no site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações.