O prefeito José Fortunati reúne-se nesta sexta-feira, 12, em Brasília, com o ministro da Aviação Civil, Guilherme Ramalho. No encontro será discutido o edital de licitação para a concessão do Aeroporto Internacional Salgado Filho à iniciativa privada. O objetivo é buscar soluções para garantir o início das obras de ampliação da pista de pousos e decolagens.
Acompanham o prefeito na reunião o secretário municipal de Gestão, Urbano Schmitt, e o diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Everton Braz. A agenda tem início marcado para as 11h30, na Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.
A ampliação da pista de pousos e decolagens do Salgado Filho consta no Plano Diretor Aeroportuário há mais de 30 anos. A obra foi confirmada pelo governo federal para a Copa de 2014, mas uma série de mudanças no projeto, devido ao tipo de solo, além de trocas de comando na Infraero e Aeronáutica, fizeram com que os trabalhos fossem adiados.
Finalmente aprovada pelo Conselho de Administração da Infraero em 25 de fevereiro de 2015, a obra foi garantida pela presidente Dilma Rousseff em abril do ano passado. Em reunião com Fortunati, Dilma disse que governo federal bancaria o empreendimento. Porém, a licitação para a concessão do aeroporto à iniciativa privada trouxe de volta o assunto para o debate.
A Prefeitura de Porto Alegre já deu todas as garantias necessárias ao início das obras, sendo que mais de 20 documentos comprovam essa condição. Entre eles estão o Termo de Desocupação e Liberação de Área, a ata de reunião no Ministério do Planejamento e um ofício da Infraero, no qual a empresa reconhece que o terreno está pronto para receber o empreendimento e confirma que a remoção dos obstáculos à operação das aeronaves, inclusive de famílias remanescentes das vilas Nazaré e Floresta, deve ser feita até a conclusão dos trabalhos.
(Fonte: Felipe Vieira)