A vereadora Luiza Ribeiro (PPS) apresentou uma indicação a ser encaminhada ao Prefeito Gilmar Olarte, para que seja aberto um processo licitatório público para 400 novos alvarás de táxis em Campo Grande. “Existem reclamações formais como da Infraero, da administração da rodoviária, rede hoteleira e de empresa privadas como supermercados sobre a falta de táxis na cidade. Hoje a frota é de 490 veículos o que não atendem a necessidade de uma capital que é o centro administrativo, politico e econômico do estado”, comentou a vereadora.
Hoje a capital dispõe de 75 pontos de táxi e 490 alvarás, para uma população de 845 mil (segundo dados do IBGE de 2013) e outras capitais do Brasil tem a regra de um táxi para cada mil habitantes. “Precisamos de uma legislação mais moderna, hoje esta quantidade inadequada prejudica o desenvolvimento da cidade, porque, por exemplo, algumas empresas não possuem frota, devido o custo de manutenção, e fazem uso do dos táxis para locomoção de funcionários”, afirmou a vereadora.
Os 400 novos táxis devem ser alocados nos pontos existentes e também devem ser criados novos pontos, pois existe uma demanda, principalmente, próximo aos hipermercados, hotéis e nos bares no período noturno. Na proposta da vereadora a licitação pública deve priorizar os trabalhadores auxiliares que pagam na diária cerca de R$ 440 reais para trabalharem 24h e ainda os custos como gasolina e manutenção dos veículos.
(Fonte: A Critica)