Ministério dos Transportes e Telecomunicações do México divulgou ontem (4) que vai reiniciar no dia 14 deste mês a licitação para o projeto de trem-bala entre a Cidade do México e o Estado de Querétaro.
Segundo a pasta, para uma empresa vencer a licitação tem que ter a capacidade de garantir a operação e segurança da obra, e deverá ser responsável ainda pela manutenção de cinco anos durante a operação experimental.
O ministério vai divulgar os detalhes sobre a concorrência no próprio dia 14 deste mês e o prazo para a licitação será de 180 dias.
O trem-bala entre a Cidade do México e o Estado de Querétaro terá uma distância de 210 quilômetros e a velocidade máxima desta linha será de 300 km/h. Este será o maior projeto de infraestrutura na história do México. O valor da obra chegará a US$440 bilhões.
No ano passado, um consórcio liderado pela China Railway Construction venceu a licitação, mas o país cancelou o resultado e decidiu a reiniciar o processo de concorrência para a obra, o que provocou grande dúvida no país.
(Fonte: CRI)