O processo de licitação da concessão do serviço público de transporte coletivo na capital teve continuidade na tarde de ontem, dia 01. Os participantes do Conselho Municipal de Transporte Coletivo acertaram detalhes dos trâmites para a primeira fase.
Segundo informações da assessoria de Comunicação, “a previsão é que a assinatura dos contratos com as empresas vencedoras ocorra já nesta segunda quinzena de dezembro. A partir de então, já no início do ano vindouro, iniciamos conforme planejado a implantação da primeira fase da licitação”, explicou o presidente do Conselho Municipal de Transporte Coletivo e superintendente Municipal de Transportes e Trânsito, Tácio Melo.
Para a primeira fase da licitação está programado o atendimento de carências de ônibus, principalmente nos novos conjuntos habitacionais, integração temporal completa, adequação da idade da frota, padronização visual da frota, atendimento à legislação de acessibilidade nos coletivos em toda a frota e manutenção dos terminais de pelas empresas de ônibus dentro dos lotes de atuação, sendo quatro ao todo.
Até o final do ano, a prefeitura entrega mais três terminais de ônibus reformados e um construído, totalizando 20 dos 27 existentes. “Estamos honrando com o compromisso de oferecer melhores condições para os usuários do sistema. Mesmo com 60% a menos de repasse do Fundo de Transporte Urbano por determinação da Justiça temo avançado no oferecimento de um transporte mais digno à população”, frisa Tácio Melo.
Dentro dos benefícios já implantados estão os corredores exclusivos para ônibus, aplicativo Cittamobi para acompanhamento em tempo real da frota, inserção de novos coletivos no sistema, readequação de linhas de ônibus em atendimento à periferia, bilhetagem eletrônica e integração temporal como teste em algumas linhas para que com o pagamento de uma única passagem, as pessoas possam usar mais de uma linha para deslocamento no intervalo de 1h30.
(Fonte: Cada Minuto)